quarta-feira, 2 de junho de 2010

Laudo aponta falha mecânica em acidente de Herbert Vianna


O laudo elaborado pelo Centro de Tecnologia da Aeronáutica de São José dos Campos, São Paulo, concluiu que o acidente com o ultraleve do músico Herbert Vianna, em 2001, foi causado por problemas técnicos da aeronave.

O cantor e compositor recebeu a informação por intermédio do seu pai, o brigadeiro Hermano Vianna. "A justiça está sendo feita", disse Herbert Vianna ao saber da notícia.

O ultraleve caiu em Mangaratiba, município vizinho ao Rio, no momento em que ele estava pousando. Na queda, morreu a mulher do cantor, Lucy. Herbert teve traumatismo craniano e hemorragia cerebral, e depois de 44 dias internado, por causa de uma lesão na medula, ficou tetraplégico.

Na ocasião, o cantor chegou a ser criticado por insinuações de que o acidente havia sido causado por imprudência. Herbert Vianna pede uma indenização por danos morais à Ultraleger Indústria Aeronaútica Ltda, representante no Brasil da empresa alemã W.D. Flugzeugleichtbau GmBH, dona do projeto e fabricante da aeronave.

A perícia dos técnicos do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial - ITA, Mário Lima de Alencastro Graça e Roberto Gil Annes da Silva, só conseguiu ser feita por que o pai do cantor guardou um pedaço da fuselagem da aeronave.

Em exames de laboratório, este pedaço do avião foi submetido a testes em uma estufa e os peritos constataram que "o material apresenta uma significativa degradação com a temperatura a partir de 40º C".

FONTE : www.terra.com.br